POR UMA CONSTRUÇÃO CIVIL MAIS HUMANIZADA
Engevita Construção Ltda. cresceu mantendo a valorização social do seu ciclo produtivo; neste ano, a previsão de crescimento do faturamento bruto da empresa é de 14%, em comparação a 2014.
Bem diferente do que se vê no ramo da Construção Civil, a Engevita Construção Ltda. preza pela valorização e formação humana de toda sua equipe. Há 16 anos no mercado curitibano, a empresa se destaca pela qualidade e excelência na execução de suas obras e também pela gestão de pessoas. Desde a fundação, o diretor da empresa, Lincoln Fedato, assumiu o desafio de gerenciar uma empresa de construção com equipe própria e com todos os seus colaboradores contratados com carteira assinada.
Na Engevita, a sustentabilidade está conectada primordialmente com um crescimento que busca manter a valorização social do seu ciclo produtivo e é compreendida de uma forma mais ampla, porque há um consenso que deve haver um equilíbrio entre as questões ambiental, econômica e social. Portanto, na Engevita, sustentabilidade começa no ser humano, nos funcionários e suas famílias.
“Nossas práticas são alinhadas com o conceito de construtividade social. Acreditamos que o desenvolvimento da sociedade depende do trabalho de pessoas igualmente valorizadas, bem preparadas e responsáveis. Nos diferenciamos no mercado de Engenharia seguindo um modelo de gestão que preza, acima de tudo, pelas boas relações, quer sejam humanas, sociais, comerciais ou ambientais”, observa Lincoln Fedato.
A empresa, que possui expertise em construção de obra de alto padrão, contabiliza mais de 75 obras concluídas. Nos últimos anos, além de residências de alto padrão, a Engevita vem agregando novas frentes de trabalho como a construção de edifícios comerciais e para a área de saúde, plantas industriais e hotéis. Neste ano, a previsão de crescimento do faturamento bruto da Engevita é de 14%, em comparação a 2014.
“O bom desempenho da empresa em meio a um período de crise deve-se a dois fatores: a fidelização da sua carteira de clientes e também pela execução de obras para empresas multinacionais e investidores locais que vislumbram perspectivas positivas no longo prazo, ao construir em um momento de baixa no setor da construção, enquanto os preços dos insumos não estão pressionados”, contextualiza Lincoln Fedato.
Hoje a empresa possui cerca de 100 funcionários, entre engenheiros, arquitetos, técnicos, especialistas em instalações elétricas e hidráulicas, além de consistente equipe de profissionais para execução das obras civis, como mestres de obra, contra-mestres, carpinteiros, pedreiros, armadores, meio-oficiais e serventes todos em constante aprimoramento, garantem obras executadas com segurança, responsabilidade, qualidade e excelência.
Aliás, o histórico de segurança no trabalho da Engevita é impecável e fala por si. Desde o início das atividades da construtora, não houve nenhum acidente de trabalho grave – somente duas notificações de acidentes leves. De acordo com o setor de segurança da empresa, o excelente desempenho que temos na segurança é resultante dos constantes treinamentos da equipe e do eficaz provimento de condições seguras no ambiente de trabalhos, tais como equipamentos de proteção individual (EPIS) e coletiva (EPCS). A Engevita tem como principal política de qualificação da mão de obra o treinamento interno em canteiros.
O reconhecimento do trabalho e modelo de gestão realizado pela Engevita veio com o Prêmio Bem Feito Paraná 2015, a construtora venceu na categoria comércio e serviço médio. O Prêmio é uma realização da Gazeta do Povo em parceria com a Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo.
Produtividade – Para manter os funcionários motivados, mês a mês, a Engevita implementou a avaliação de desempenho individual do trabalhador. A produtividade, assiduidade, a postura profissional e o comprometimento com o trabalho são premiados em holerite, com um acréscimo no salário no final do mês.
A Engevita ainda oferece plano de carreira que alcança todos os níveis da organização, desde os serventes de obra até os cargos superiores. A empresa investe, de forma significativa, na segurança e saúde dos seus colaboradores, que contam com plano de assistência médica e um convênio clínico odontológico. De maneira complementar à qualificação interna ainda são franqueados diversos cursos em instituições de treinamento e educação, desde cursos de alfabetização (EJA) até bolsas de estudo de nível universitário. Ademais também há uma constante atenção aos aspectos intangíveis na valorização dos trabalhadores, que segundo a gestora de pessoas da Engevita, tem grande impacto nos resultados.
Meio Ambiente – O tema sustentabilidade está no DNA da Engevita. A questão ambiental é respeitada no emprego de técnicas e equipamentos que reduzem o consumo de água e energia na execução das obras: implantação de sistema de coleta e armazenamento de água de chuva para reuso em torneiras de jardim e vasos sanitários, o uso de madeira reflorestada, e a correta destinação de resíduos sólidos da obra – a caliça, terra e os demais entulhos, a partir de um determinado volume, são destinados a usinas de reciclagem e a aterros licenciados.
A maioria das obras ainda incorpora sistema de contenção de cheias, além de sistemas de economia de energia, como placas de captação de radiação solar para aquecimento de água, instalações elétricas projetadas e executadas para alto desempenho energético, sistemas eletrônicos de gerenciamento (automação) do uso de energia elétrica e combustível e placas fotovoltaicas. Outra prática da Engevita é a correta separação e destinação às redes públicas do esgoto e águas pluviais, inclusive a instalação de caixas de gordura.
Fonte: IEME Comunicação
http://www.imovelmagazine.com.br/revista/materia/por-uma-construcao-civil-mais-humanizada